Manter cuidados mensais com o seu carro é essencial para reduzir as idas a oficina e os custos envolvidos. Além disso, tais práticas, algumas das quais podem ser feitas em casa, ainda ajudam a manter a segurança do veículo.

Vejamos agora algumas dicas essenciais para a manutenção preventiva do seu carro.

Correia Dentada

Ela a responsável por garantir que a árvore de manivelas e o eixo do comando de válvulas mantenham seu sincronismo. A correia dentada está em vários locais e sua troca deve ser realizada a cada 50.000 km, mas é necessário analisar antes disso se existem problemas como rachaduras ou desgaste.

Pneus

Verificar a situação dos pneus é essencial para garantir a segurança do veículo. O desgaste dele é uma das principais coisas a se analisar para a manutenção preventiva. Irregularidades com o pneu podem ser indicadores também da necessidade de alinhamento e/ou balanceamento.

Freios

Os freios são itens de extrema importância para a segurança do veículo. É por isso que é importante verificar a condição dele todos os meses, analisando elementos como fluído, pedal, etc. Existindo algum problema, leve o seu carro numa oficina mecânica.

Óleo

O óleo do motor é essencial para a lubrificação das partes que são móveis do seu carro. E a verificação mensal dele deve ser feita usando uma vareta de óleo, devendo o motor estar frio.

Bateria

São as baterias que armazenam e distribuem energia para o sistema elétrico do seu veículo. É por isso que é necessário analisar se não há a presença de zinabres, se os cabos estão bem fixados, etc. A manutenção preventiva aqui é essencial.

Ar-condicionado

Mais um componente essência para verificar é o ar-condicionado. Se houver acúmulo de poeira e outros resíduos, isso pode provocar problemas em quem estiver no carro, tais como rinite ou sinusite.

Agende sua revisão na Brasauto

Garanta o bom funcionamento do seu veículo agendando uma revisão na Brasauto. Oferecemos serviços de manutenção preventiva, revisão programa, troca de óleo e muito mais.