Você sabe quando trocar os fluidos do radiador?

Em geral, a recomendação de grande parte das empresas é que os fluídos sejam trocados a cada 30 mil quilometros ou a cada 12 meses. Isso acontece porque os fluidos do radiador, assim como todos os produtos, possuem um prazo de validade. Portanto, o líquido suas funções com o tempo e precisa ser subtituído.

Mas lembre-se que não é uma regra geral, pode ser que o fabricante do aditivo de sua escolha recomende um período diferente para a troca, por isso é importante sempre conferir na embalagem ou no site da marca.

Além disso, existem linhas de aditivos que são conhecidas como “long life”, elas não necessitam de trocas frequente. Portanto, se esse for o seu objetivo principal, vale a pena pesquisar sobre.

Aditivo para radiador: por que você deve usar?

O aditivo para o radiador é uma mistura que protege o sistema de arrefecimento e evita que ele sofra corrosão com o passar do tempo.

Além disso, ele possui algumas características e funções que a água não é capaz de desempenhas.

Conheça a função do aditivo para o radiador

O sistema de arrefecimento do motor do carro serve para manter a temperatura com poucas variações, o que garante seu funcionamento e rendimento da maneira correta. Além disso, ele também previne danos que podem ser causados pela temperatura alta.

Confira as principais funções do aditivo para radiador:

  • É capaz de diminuir a temperatura de fusão;
  • Pode elevar a temperatura de ebulição da mistura;
  • Contribui para a conservação dos componentes mecânicos;
  • Desempenha um papel na troca térmica do sistema.

3 dicas do porquê utilizar aditivo no fluido de arrefecimento:

  • Protege os componentes metálicos;
  • O aditivo no fluído de arrefecimento é capaz de proteger os componentes metálicos presentes nesse sistema contra a corrosão e a oxigenação.
  • Lubrifica a bomba do sistema;
  • Além de proteger os componentes metalicos, o aditivo no fluido do sistema de arrefecimento contribui para a lubrificação da bomba desse sistema, o que ajuda na conservação e no seu funcionamento.
  • Aumenta a vida útil do sistema.
  • Esses pontos positivos contribuem para o aumento da vida útil de todo o sistema, evitando que ele sofra danos evitáveis.

Importância de manter a revisão do seu veículo em dia

Por isso é importante realizar a revisão de seu veículo com certa frequência, para manter todos os sistemas e processos internos funcionando da maneira que deveriam.

Além disso, a revisão pode prevenir acidentes sérios, que ocorrem por algumas distrações com o cuidado de seu carro. Por isso, a manutenção preventiva é o melhor caminho para verificar sempre se o seu veículo está funcionando como deveria.

Agende a revisão do seu veículo online

Para não ter desculpas para agendar a revisão de seu veículo, você pode fazer isso inclusive por meio da internet.

O que facilita todo o processo e te ajuda a poupar tempo enquanto preza pela saúde de seu automóvel. Agende aqui a sua revisão!