Se você está pensando em viajar de carro com a família, é necessário conferir se tá tudo certo com seu veículo.

Nesse conteúdo, vamos alertar os leitores dos riscos de pegar estrada sem ter feito uma revisão preventiva no veículo. 

Certifique a situação dos freios do veículo

Na hora de pegar estrada, entre os itens mais importantes do seu carro  a serem verificados estão os freios. É necessária uma revisão prévia dos freios, porque caso seja preciso, terá de viabilizar consertos e substituições a tempo. 

A quantidade de peças que fazem parte do sistema de freios é grande. Geralmente, os itens que compõem o sistema de freio funcionam bem até os 20.000 km, portanto, o ideal é que a revisão do sistema de freios seja feita antes do carro atingir essa quilometragem. 

A troca periódica do óleo é fundamental

Verifique como está a situação do óleo de seu carro e faça a troca periodicamente. O óleo serve para lubrificar as partes móveis do motor que se atritam umas com as outras, como pistões nos cilindros. É também responsável por reduzir as extremas temperaturas internas do motor, devido à combustão dos gases. 

Não realizar a troca de óleo dentro dos prazos corretos, traz inúmeros prejuízos ao veículo, pois os aditivos perdem suas propriedades e há risco de um desgaste maior nos componentes.

Fique atento ao nível da água

Alguns motoristas não sabem, mas a água do motor é o que refrigera todo este sistema, por isso verificar o reservatório de água do radiador com frequência é muito importante para evitar que o motor superaqueça e o carro pare de funcionar, deixando o condutor em situação difícil.

Antes de viajar com seu veículo, é fundamental a verificação do nível da água e se há algum vazamento.

Dê uma atenção extra à situação dos pneus

Uma outra observação importante antes de pegar estrada é em relação a situação dos pneus. Se eles estiverem desgastados ou carecas afetam a estabilidade e diminuem a capacidade de frenagem do veículo, com isso torna a viagem perigosa. Além disso, o motorista corre risco de multa e apreensão do veículo. 

Avalie também a situação do estepe, do macaco hidráulico e da chave de roda. Você não quer passar por apuros a caminho de uma viagem bacana, não é? 

Não se esqueça da parte elétrica

O funcionamento elétrico do carro também deve ser muito bem revisado. Verifique as luzes de identificação do veículo, são eles:

  • Freio; 
  • Ré; 
  • Faróis; 
  • Lanternas; 
  • Setas.

Confira se a bateria está ok, pois ela fornece a corrente elétrica que nutre o carro. Além disso, revise também o alternador e os sistemas dependentes e auxiliares. Certificar-se que os cabos estão todos no lugar e que não há nenhum fio solto garante mais tranquilidade e evita qualquer intercorrência elétrica na estrada. 

Conte com a Brasauto Caoa Chery

Se você precisa fazer uma revisão no seu carro antes de pegar estrada, conte com a Brasauto Caoa Chery. Realizamos manutenção preventiva, serviços a preço fixo, revisão programada, troca de óleo e muito mais! Agende sua revisão e viaje tranquilamente.