Apesar dos carros com câmbio automático oferecerem mais praticidade, muitos motoristas ainda têm um pé atrás quanto a essa opção. Esse tipo de câmbio proporciona economia de combustível e também mais conforto ao dirigir, contudo os custos com manutenção costumam ser mais elevados. 

Mas para te ajudar, preparamos um artigo onde trouxemos dicas de cuidados para ter com um carro automático a fim de evitar problemas e garantir seu bom funcionamento por muito mais tempo.

Importância de uma manutenção preventiva

É importante evitar problemas com o câmbio automático do carro, dado que o conserto desse é mais caro do que o do câmbio manual. 

Posto isso, a manutenção preventiva é sempre a melhor decisão. Ela te ajuda a prolongar a vida útil do câmbio e a reduzir custos com manutenção. Essa é uma das principais dicas de cuidados com o veículo.

Existe uma regra para a troca do lubrificante da transmissão?

Cada marca estabelece regras para a troca do lubrificante da transmissão do câmbio automático. É por isso que é necessário sempre ler o manual do proprietário. Mas esteja atento também a sinais como a fricção excessiva na hora de trocar de marcha.

Quando perceber que o óleo precisa ser trocado?

A troca de óleo do câmbio automático deve acontecer de forma periódica, pois ela ajuda a preservar seu bom funcionamento. 

O manual do proprietário também dirá quando essa troca deve acontecer, consulte-o sempre para dicas para cuidar do veículo. Mas, no geral, é importante fazer a troca a cada 50.000 km rodados ou a cada 5 anos (ainda que não tenha alcançado os 50.000 km).

Alguns sinais que indicam que já está mais do que na hora do óleo ser trocado é quando esse perde a viscosidade e as engrenagens da caixa começam a se desgastar, o que gera sons estranhos.

O que acontece se eu não fizer essa troca?

Caso não haja a troca de óleo do câmbio automático, então um dos problemas que pode ocorrer é se acumular resíduos que podem deixar a eletroválvula entupida, o que geraria falha, sem contar na manutenção que teria um custo elevadíssimo.

Além disso, ao não fazer a troca do óleo ainda pode haver desgastes em outros componentes da transmissão.

4 dicas para evitar “surpresas” com a manutenção do câmbio automático

Veja agora algumas dicas para evitar surpresas na hora de realizar a manutenção do câmbio automático do seu carro:

  1. Prefira modelos mais vendidos e com peças a preços competitivos: desse modo você não terá problemas para encontrar as peças que precisa e nem com custos elevados na manutenção com um carro automático;
  2. Previna e dê a atenção necessária: a prevenção é sempre a melhor decisão, especialmente quando se trata de veículos. Essa é uma das principais dicas de cuidados com o veículo;
  3. Fique atento aos sinais e falhas do veículo: mesmo que no manual do fabricante esteja recomendado um prazo para a troca do óleo ou para a manutenção, pode ser que seja necessário fazer isso antes. E os sinais que o veículo dá (ou falhas que apresenta) são indicadores importantes;
  4. Escolha uma oficina de confiança: pesquise sobre a reputação da oficina, bem como faça comparações de preços e veja as avaliações dos clientes. Essa é também um dos principais dicas para cuidar do veículo.

Agende uma revisão online

Fique longe de dores de cabeça, mantenha seu carro funcionando bem por muito mais tempo e ainda tenha economia, tudo isso agendando uma revisão online na Caoa Chery Brasauto.

Nós oferecemos serviços de manutenção preventiva a preços fixos, troca de óleo, revisão programada, etc. Acesse aqui e saiba mais.