Precisa fazer a troca óleo do seu veículo? Mas quando é a hora certa? Que óleo usar? Há muitas coisas importantes para saber sobre isso.

Conhecer um pouco sobre mecânica pode te tirar de muitos apuros e até mesmo te fazer economizar com manutenções em seu carro. Por isso, hoje aqui temos algumas dicas bastante úteis sobre revisão veicular para esclarecer suas dúvidas e te ajudar a cuidar bem do seu veículo.

É muito importante seguir os prazos de troca

Cada modelo de veículo possui um prazo determinado para a troca de óleo e seguir isso é muito importante. 

Nesse caso, consulte o manual do proprietário para saber quando deve ser feito isso. Mas de modo geral isso é feito sempre que se atinge entre 10.000 a 15.000 quilômetros rodados. Lembre-se: a revisão preventiva é também um passo fundamental.

Use o óleo correto e na quantidade orientada pelo fabricante

Jamais use qualquer tipo de óleo no seu carro, o correto é o que é indicado pelo fabricante, nenhum outro. No manual do veículo você obtém essa informação e também a recomendação da quantidade ideal.

Posso usar aditivo no óleo?

Ao usar o óleo, jamais acrescente aditivos, mas use o óleo original recomendado, pois ele já vem com os aditivos necessários. Se fizer o contrário, o motor do seu carro pode sofrer as consequências, além de perder a garantia também.

Aprenda a medir o nível do óleo

Não é necessário ter um vasto conhecimento em mecânica, mas saber medir o nível do óleo é importante no processo de revisão veicular. E isso não é algo complexo, mas um procedimento que pode ser realizado por qualquer pessoa.

Comece sabendo onde se encontra a vareta de medição. Nesse item estarão duas medições e o nível do óleo precisa estar equilibrado, entre o máximo e o mínimo. 

Se ao usar a vareta ela ficar molhada além do nível máximo, então será necessário retirar um pouco do óleo, se ela ficar molhada apenas na ponta, então terá que adicionar mais óleo.

Meu óleo está preto, e agora?

É perfeitamente normal que o óleo fique mais escuro, isso significa que o motor está sendo limpo. Respeite apenas o período de troca deste conforme determinado no manual do proprietário.

Meu óleo está preto, e agora?

É perfeitamente normal que o óleo fique mais escuro, isso significa que o motor está sendo limpo. Respeite apenas o período de troca deste conforme determinado no manual do proprietário.

Óleo mineral ou sintético?

Cada um desses conta com as suas características. O óleo sintético é bom porque apresenta maior durabilidade e é indicado para uso em condições que são mais exigentes. Contudo o seu custo é mais elevado.

Por sua vez, o óleo mineral é mais econômico, porém é recomendado para veículos mais antigos. A sua durabilidade é menor, logo, ele deve ser trocado com mais frequência.

É preciso trocar o filtro de óleo a cada troca de óleo?

Sim, a cada troca de óleo o filtro deve ser também trocado. Funciona como tomar um banho e, naturalmente, vestir uma roupa limpa.

Como o filtro de óleo pode reter uma certa quantidade de óleo, se a troca não for realizada então o óleo antigo pode se misturar com o novo.

Conte com uma equipe especializada!

Na Brasauto Caoa Chery você faz a troca de óleo do seu veículo com pessoal especializado, garantindo mais durabilidade e a boa funcionalidade do seu carro.

Além disso, oferecemos serviço de revisão preventiva, assistência, peças, etc. Entre em contato agora mesmo e faça seu agendamento online para uma revisão Brasauto.