Tem algo muito importante que você precisa saber. Você tem higienizado regularmente o ar condicionado de seu veículo? O procedimento de higienização e manutenção do ar do carro deve ser feito a cada 30 mil quilômetros rodados ou por tempo de uso.

Neste artigo vamos mostrar a importância de manter o ar condicionado com os filtros limpos e como o condutor pode identificar o momento certo de fazer essa limpeza.

Qual a importância de fazer a limpeza correta do ar condicionado e trocar regularmente o filtro de cabine

Se você pensa que todo ar-condicionado dos veículos tem funcionamento semelhante, está enganado.

Na verdade, existem diversos tipos, como o manual, o digital e o automático, que têm características diferentes e, portanto, necessidades individuais. Porém, em todos os casos a troca do filtro de cabine do ar-condicionado é um hábito fundamental.

Em relação aos modelos de ar condicionado digitais ou automáticos, por exemplo, o funcionamento é mais complexo. Afinal, existem sensores que precisam estar em pleno funcionamento para que a temperatura seja estabilizada da maneira selecionada.

A importância da manutenção preventiva do ar condicionado e higienização é para evitar a proliferação de ácaros e fungos. Independente se seu carro frequenta grandes cidades ou estradas de terra, a atenção tem que ser redobrada. 

Como identificar que está na hora de fazer a limpeza, manutenção ou troca dos filtros

Embora a manutenção do ar condicionado do veículo esteja em dia, é importante ressaltar que as condições de uso do carro podem exigir que a higienização aconteça com uma frequência maior.

Existem sinais que ajudam a identificar que está na hora do produto passar por uma limpeza.

 

  • odores incomuns;
  • forte concentração de poeira no habitáculo ou nas saídas de ar;
  • o ar-condicionado do carro não gela com eficiência;
  • acúmulo de folhas nos filtros ou nas entradas de ventilação.

Esses são pontos que merecem atenção, pois podem não apenas prejudicar o funcionamento do ar-condicionado veicular, como também impactar negativamente a saúde dos passageiros e o desempenho do carro.

Um outro fator importante, é deixar apenas a ventilação do ar condicionado ligada antes de desligar o carro. Assim, você evitará a propagação de fungos no interior dos dutos do sistema. 

Leve o veículo para manutenção em locais autorizados

Não entregue um produto de seu veículo nas mãos de qualquer um. É importante você revisar o seu carro ou realizar a manutenção e limpeza em oficinas de confiança e autorizadas.

A Brasauto Caoa Chery realiza a revisão de seu veículo e manutenção. Para agendar a sua revisão clique aqui.